Cutículas

Nós, brasileiras, temos uma mania de sempre tirar a cutícula das unhas, não é mesmo? É cultural! Devo concordar que o esmalte fica mesmo muito bonito, porém será que vale a pena?

A cutícula é uma pele que protege nosso corpo de bactérias, vírus e fungos e, retirando essa proteção abrimos uma porta para diversas doenças. Uma pesquisa feita com 100 manicures e pedicures pela região sudeste do país revelou que nenhuma lavava as mãos entre os atendimentos, apenas 7% realizava a limpeza prévia dos instrumentos,  5% fazia uso de luvas descartáveis e 7% utilizava materiais descartáveis. Isso significa uma enorme chance de contrair Hepatite dos tipos B e C. Como evitar? Se você não conseguir mesmo mudar este hábito, leve SEMPRE seu próprio kit com alicate afiado, espátula, lixas, palitinho e base, pelo menos.

Dito isto, vou responder a pergunta do título: NÃO, não devemos tirar a cutícula! Ainda não está convencida? Vamos lá: sabia que quanto mais você remover a cutícula, mais rápido e espessa ela cresce?

A melhor saída para este problema é muito simples: apenas hidrate e empurre! Não precisa esperar chegar no salão. Durante o dia lembre de passar um hidratante nas mãos e passe também sobre as unhas massageando. Nada muito certinho, você pode hidratar sua cutícula enquanto lê esse texto… sério! No banho, vale empurrar com uma espátula, ou mesmo com a unha, e retirar o excesso. Pra quem faz as unhas semanalmente é bem difícil abandonar o alicate (eu sei!), mas prometo que vale o esforço!

Se você já se convenceu a mudar de hábito, existem alguns produtos para te ajudar nessa nova fase:

1. Deep Comfort Hand and Cuticle Cream, Clinique;

2. Lipikar Xerand, La Roche-Posay;

3. Instant Cuticle Remover, Sally Hansen;

4. Nail Experts Instant Gel Cuticle Remover, Avon;

5. Creme para cutículas, Granado;

6. Linha de Tratamento com Óleo de Orquídea, Risqué;

7. Caneta hidratante de cutícula, Océane.

E amanhã tem mais posts sobre mãos e unhas. Mandem suas dúvidas!

Beijinhos,

Lá.

Esmaltes fortalecedores

LEIA MAIS

Hidratantes com FPS para as mãos

LEIA MAIS

10/06/2014 16:49
por Laíse Leal
Nenhum comentário