Roacutan

Olá menin@s! Vocês sabem o que é acne?

Acne é uma dermatose que se desenvolve quando os poros da nossa pele ficam obstruídos. Essa obstrução é causada pelo excesso de sebo, células mortas e bactérias nos folículos pilosebáceos. Não chamamos uma única espinha de acne, mas, sim, o conjunto dessas manifestações que ocorrem quando nosso corpo produz mais sebo e quando há aumento da atividade hormonal. Por este motivo ela é mais frequente na adolescência  – estima-se que entre 35% e 90% dos jovens nessa faixa etária sofram do problema.

Na dermatologia, dividimos este quadro clínico em quatro estágios:

– Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias, espinhas ou cistos.

– Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas – pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus, também chamados de pústulas.

– Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e cistos – lesões mais profundas e dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas.

– Acne Grau IV: cravos, espinhas pequenas e cistos, que se comunicam causando inflamação mais grave e aspecto desfigurante. Este tipo de acne também é conhecido como acne conglobata.

– Acne Grau V: surgimento súbito da acne com lesões graves, como cistos dolorosos que ulceram deixando grandes cicatrizes, acompanhado de sintomas gerais, como febre, mal estar e dor no corpo. É uma forma rara e mais comum no sexo masculino.

Os tratamentos são diversos, dependendo do grau e das possíveis causas. Este vídeo AQUI mostra bem direitinho os tipos e a evolução da acne – a qualidade não é das melhores, mas é super educativo. Para casos mais graves que afetam o paciente tanto física quanto emocionalmente, o tratamento mais indicado ainda é o Roacutan, um remédio formulado com isotretinoína.

Muitos pacientes temem usar o Roacutan por conta dos efeitos colaterais (acesse a lista completa aqui). Sim, ele resseca demais a pele, o cabelo e principalmente os lábios – a ponto de sangrar em alguns casos – por isso é imprescindível o uso de um bom lip balm e eu recomendo, de olhos fehados, o Bepantol Derma para lábios.

Este remédio é milagroso para a maioria dos pacientes e deve ser prescrito por um dermatologista com experiência no uso de retinóides sistêmicos – exames laboratoriais devem ser feitos periodicamente durante o tratamento.

Gostaram do post? Ficou giga, sorry!

Beijnhos,

Lá.

Fonte: sbd.org.br

1 comentário


  • Rayanne Ferreira says:

    Laise, quem tem pouca acne associada ao ciclo menstrual o tratamento de baixa dosagem com roacutan também é indicado.

    Parabéns pelo blog!
    Está excelente e lindo!

    Beijo,

    Rayanne.

17/07/2014 09:00
por Laíse Leal
1 Comentário