Dica de ouro: Differin

Olá meninas! Hoje vou contar pra vocês mais um pouquinho sobre meus cuidados com a pele e o escolhido do dia é o meu amigo inseparável: Differin 0,1% gel.

Este produto é composto pelo Adapaleno, um derivado da vitamina A, que tem função anti-inflamatória, tratando principalmente comedões (os famosos “cravinhos”) e lesões acnéicas. Para minha pele, já que não possuo (mais) lesões inflamatórias, ele funciona desobstruindo os poros, suavizando pequenas linhas de expressão, ajudando a reduzir a oleosidade e a clarear suavemente algumas manchas.

Em dias alternados, aplico uma fina camada do gel a noite, após a limpeza da pele, evitando olhos, lábios, mucosas e ângulos do nariz. De manhã, lavo novamente a região e aplico um protetor solar. A pele fica mais homogênea e muito mais bonita!

Lembrando que esse tratamento deve ser feito de acordo com a análise de um dermatologista, por isso é imprescindível consultar seu médico!

Beijinhos,

Lá.

Dica de ouro: Cicaplast Baume B5

LEIA MAIS

Um ano!

LEIA MAIS

Novidade!

LEIA MAIS

62 Comentários


  • Andreia says:

    Como não tenho a pele tão maravilhosa quanto a sua (vi fotinhas no blog do Marcos Proença), meu dermatologista prescreveu o differin 0,3. Estou gostando bastante do resultado, pois não tem irritado minha pele, mas meus cravos ainda estão críticos no nariz :(

    Já fiz uma serie de limpezas de pele, mas aqueles pontinhos pretos parecem que não querem me deixar. O que indica?

    • Laíse Leal says:

      Olá Andreia, seja muito bem-vinda! O Differin 0,3% é uma indicação incrível no tratamento dos comedões – nossos famosos ‘cravinhos’! Um maior tempo de uso do produto na região do nariz poderá lhe trazer resultados mais favoráveis. Uma diquinha que talvez possa te ajudar… durante o banho, após a aplicação do meu sabonete facial, uso de forma bem suave uma buchinha vegetal apenas no nariz – me ajuda muito com aqueles cravinhos mais persistentes! Um beijo grande, Lá.

  • Marcela says:

    Olá Laise. Também sofro com os cravinhos. Você acha o Differin melhor que o Triluma??? Já usei os dois produtos, mas ainda não consegui me livrar dos cravos. Beijos. Marcela

    • Laíse Leal says:

      Olá Marcela, tudo bem? Uso o Differin 0,1% para o tratamento dos comedões – os famosos ‘cravinhos’! Em caso de persistência das lesões outros tratamentos podem ser associados ao produto – como Peelings. O ideal é que você procure o seu dermatologista para que ele te oriente da forma mais adequada! Um beijo grande, Lá.

  • eli says:

    ola laise. posso fazer limpeza de pele usando o differin 0,3%? sera que a pele nao fica muito sensivel?

    • Laíse Leal says:

      Olá Eli, tudo bem? A limpeza pode ser feita desde que a pele não esteja muito fragilizada, descamativa ou hiperemiada. Um beijo grande, Lá.

  • Deisy Oliveira says:

    Olá Laise, comecei a usar faz 3 dias quanto tempo começa a descamar a Pele? pode ser usado no verão pois estou usando mas uso Minesol 30 todos os dias.

    • Laíse Leal says:

      Olá Deise, tudo bem? É possível observar alguma descamação já nos primeiros dias de uso do produto. No verão os cuidados devem ser redobrados, evitando ao máximo a exposição ao sol e filtro solar SEMPRE! Beijinhos, Lá.

  • ciria says:

    EU USO E ESTOU ADORANDOOOO

  • ANGELA PEDERNEIRA.PAZ@HOTMAIL.COM says:

    NAO SEI SE FOI O DIFFERIN OU O HELIOCARE ENVERMELHOU MINHA PELE IRRITOU ARDEU COSOU TENHO QUE VOLTAR NA DERMATOLOGISTA

  • dora says:

    porque o adapaleno não pode ser usado na região do ângulo do nariz?

    • Laíse Leal says:

      Olá Dora, tudo bem? Evitamos o ângulo do nariz na hora da aplicação pois é uma região muito sensível e que pode acumular facilmente o produto causando maior irritação – um cuidado a mais! Beijinhos, Lá.

  • Isabela Frota says:

    Estou usando Differin a 2 dias e gostaria de saber se ele tira manchas de cravos e espinhas?

    • Laíse Leal says:

      Olá Isabela, tudo bem? O Differin é indicado para o tratamento de acne e comedões (cravinhos!). Ele é muito sutil no clareamento de manchas. Existem outros produtos mais eficazes para clarear as manchinhas. Um beijo grande, Lá.

  • Sonia Margarida says:

    Ola, estou usando e na regiao do queixo irritou mto, esta vermelha e a pele descascando. É isso mesmo ou estou fazendo alguma coisa errado?

    • Laíse Leal says:

      Oi Sônia, tudo bem? O ideal é que você passe pela avaliação do seu dermatologista para que o quadro seja melhor definido. Em alguns casos a reação de hipersensibilidade ocorre por uso excessivo do produto ou pela própria fragilidade da pele. Um beijo grande, Lá.

  • isabela freitas says:

    Olá! Estou usando a vitacid acne para as espinhas, melhorou muito mas tenho cravinhos e umas manchinhas… sera que posso usar os dois o vitacid e o differin(um dia um, no outro dia o outro)?

    • Laíse Leal says:

      Olá Isabela, tudo bem? Não há necessidade de utilizar os dois produtos – eles possuem resultados bem semelhantes. O ideal é que você trate primeiro as lesões de acne ainda em atividade e depois comece um tratamento para as manchinhas e os cravinhos que permanecerem. Um beijo grande, Lá.

  • larissa says:

    O DEFFERIM E A MELHOR AMIGA DA PELE DA MULHER…..

  • Daiane de Almeida says:

    Oi Laise, tudo bem? To adorando ver as suas dicas, tudo muito legal!
    Eu vou começar a usar agora o differin e tenho um pouquinho de acne e bastante cravinhos, seria melhor usar o 0,3 ou 0,1, e vc recomendaria em creme ou em gel?

    • Laíse Leal says:

      Oi Dai, tudo bem? A escolha entre eles depende da sensibilidade da sua pele. Em peles muito sensíveis, recomendo o uso do Differin 0,1% – a descamação e vermelhidão que o produto pode causar na pele tende a ser menor. O Differin 0,3% indico para peles mais ásperas, mais “mau-tratadas”, que precisam de um tratamento mais acentuado. O ideal é que você passe pela avaliação do seu dermatologista para definir qual o tratamento mais indicado para você! Um beijo, Lá.

  • Laura says:

    olá
    eu uso o differin todas as noites, mas quando eu acordo meu rosto amanhece oleoso, eu não sei o que eu faço pq esse é o terceiro gel que eu uso, a acontece a mesma coisa, já usei epiduo, adacne, e sempre amanhece oleoso!
    O que posso fazer? meu rosto é cheio que espinha é a médica diz que não preciso usar r”ucotan”!
    Obrigada, beijos

    • Laíse Leal says:

      Oi Laura, tudo bem? Em alguns casos há a necessidade de aumentar a porcentagem do gel e/ou intercalar o uso de produtos matificantes (que reduzem a oleosidade e disfarçam o ‘brilho’ do rosto!). O ideal é que você seja novamente avaliada por um especialista para adequar o seu tratamento e ter respostas positivas. Beijinhos, Lá.

  • Eliza says:

    Olá, eu estou usando o Differin 0,1% a quase 2 meses e parece que minha pele “piorou” de certa forma pois as espinhas que estavam internas parecem ter saído agora, ele também causou uma descamação em algumas partes queria saber se é desta forma que ele funciona, descamando para depois melhorar a pele ?

    • Laíse Leal says:

      Olá Eliza, tudo bem? O Differin pode causar uma hipersensibilização da pele no início do tratamento, levando a vermelhidão e a descamação excessiva. Em muitos casos é possível observar melhora significativa do quadro com a persistência do uso da medicação. Lembrando que cada caso é um caso, e em muitos deles há ainda a necessidade de combinar ao tratamento o uso de um antibiótico tópico – um ‘plus’ a mais no combate a acne e na sua prevenção. Um beijo grande, Lá.

  • Erika says:

    Olá , Laise estou usando o Differin 0 3% tem 2 semanas notei que minha pele ficou vermelha e depois começou a descamar esse é o efeito certo causado pelo Differin?

    • Laíse Leal says:

      Olá Erika, tudo bem? O Differin pode sim levar a descamação da pele e leve vermelhidão. Se houver uma hipersensibilazação o produto pode ser utilizado em dias alternados, ok? Um beijo, Lá.

  • Larissa says:

    Oi Laise!! Vi nos comentários que você falou sobre produtos matificantes, onde posso comprar eles? Me dá uma dica de qual usar, sofro muito com o brilho excessivo da pele!! Obrigada!

    • Laíse Leal says:

      Olá Larissa, tudo bem? Existem inúmeros produtos no mercado que amenizam o brilho excessivo da pele – a maioria você encontra em farmácias. Também tenho a pele oleosa e gosto muito da linha Normaderm da Vichy e do Effaclar M da La Roche Posay. Um beijo grande, Lá.

  • Karol says:

    Cara Laise, fui ao dermato e ele me receitou Differin 0,3 porém ainda estou em dúvida quanto ao uso dessa porcentagem, haja vista que existe também o 0,1. Minha pele “nunca” viu ácido. Usei uma época a uns 7/8 anos o ácido retinóico e hidroquinona o que me assustou muito com o efeito (fiquei parecendo um pimentão muito vermelha e quase morro de medo) aí suspendi o ácido e com uma semana minha pele estava novinha em folha. Minha pele é oleosíssima e com um porção intermediária (bom salientar que estou super ultra mega incomodada) de espinhas e cravinhos na testa (nunca os tive), aí decidi procurar um Dertamo. esse me receitou o Differin 0,3, filtro solar Episol (amo em creme) e sabonete Effaclar (la roche posay). Porém andei procurando em alguns blogs e vi a necessidade de utilizar um hidratante do dia que alternar o Differin por conta da descamação e ressecamento que a pele fica (No meu caso ele alternou dia sim, dia não por conta dos efeitos colaterais), estou com duas opções… mas sempre tendenciosa com os produtos da La Roche que eu amo demais essa tecnologia: Effaclar Duo (é hidrante facial) você conhece?? Tenho medo de pesar no rosto!; E o Ultralight da Neutrogena que vi comentários surpreendentes e uma prima já usa e ama, ele é bem funcional (hidratante e protetor FPS 30) o que você acha?
    ….
    Minha outra dúvida é em começar o Differin 0,3 agora pois nos primeiros dias de julho tenho um evento importante e preciso estar lindíssima!! Tenho medo dos resultados colaterais ainda estarem visíveis até lá. (Nem sei se os terei… mas enfim…) Hoje é 30.05 e o evento dia 05.JULHO, tenho um mês pela frente mas fico com medo das marcas. O que você acha? Arrisco ou deixo passar o evento para começar a usar o ácido?? Fico com medo da pele está descamando muito no dia do evento.
    Aguardo uma resposta!! Bastante ansiosa!

    • Laíse Leal says:

      Olá Karol, tudo bem? Todas as suas opções de tratamento são excelentes! Não há problema algum em iniciar o uso do Differin com uma porcentagem mais baixa (0.1%) – as reações adversas, como vermelhidão e descamação, são realmente menores. Sugiro que no início do tratamento (independente da porcentagem) você mantenha a orientação do seu dermatologista: usar o produto dia sim, dia não. O Differin melhora a acne e o surgimento dos “cravinhos” – lembrando que a limpeza de pele é essencial para extraí-los, ok? Para evitar o ressecamento excessivo da pele, você pode sim fazer uso dos hidratantes faciais – gosto do Effaclar M da La Roche Posay e do Ultra-light da Neutrogena que você citou, são ótimos para peles oleosas! Comece o tratamento seguindo essas orientações e observe como a sua pele reagirá. Havendo algum desconforto maior, nos dias próximos ao dia 05/07, você pode fazer uma pausa no uso das medicações e depois do evento retomar os cuidados com força total! Se tudo correr bem, até lá a sua pele já estará mais saudável e muito mais bonita! Vamos torcer! Beijo grande, qualquer dúvida estou à disposição!

  • Karol - Novamente says:

    Op´s agora que fui ler o meu post e ficou parecendo que tenho espinhas e cravinhos na testa… CORRIGINDO…
    Tenho realmente cravinhos na testa, e espinhas no queixo descendo para o pescoço e algumas na bochecha (uma perdida), as que mais me incomodam são as espinhas e manchinhas que tenho no rosto, bem como, uns “buraquinhos” na parte da bochecha!!
    Só para correção!!
    Aguardo resposta!

  • Karol says:

    Laísa meu outro comentário desapareceu!!!!!
    Porque??

  • Karol says:

    Ah… entendi porque ele sumiu!!! Ele foi para avaliação!! Desculpa a confusão amada!!
    Aguardo um retorno.
    Deus abençoe!
    Grata,
    Karoline

  • Camila Menegatti says:

    Ola, estou usando Epduo. Minha pele comecou a descamar um pouco, com leve ardencia quando uso sabonete e cremes. Posso continuar o peeling de diamante ou devo escolher um dos dois? Ouvi dizer que o acido melhora os resultados do peeling, e verdade?

  • Viviane says:

    Ola tenho a pele bem oleosa e com algumas espinhas na testa, e mta manchas na testa,Ja usei o azelan e ficou perfeita,mas depoois de um tempo voltou tudo de novo e agora mimha testa ta cheia de espinjas e manchas Differin ajudaria?

  • Graciela says:

    Ola Lais, comecei a usar differin e o meu queixo ficou irritado agora ele esta bem escuro o que eu faço ta horrível.

  • Claudia says:

    Bom dia Laise tudo bem?
    Por favor me tira uma dúvida.. esse remédio differin 0,3 gel e bom para rosácea?

    No aguardo.

    Claudia

  • Daniela Teixeira dos Reis says:

    Ei Laise! Acabei de conhecer seu blog e estou amando suas dicas! Bem, comecei a usar o Differin 0,3 ontem… Nunca tive problemas com acnes, mas há uns 30 dias estava usando o Retexturing da Skinceuticals a noite e o CE Ferrulic tb da Skinceuticals durante o dia, dai começaram a aparecer algumas espinhas enormes em meu rosto! Alem do que minha pele q ja era oleosa ficou ainda mais! Minha dermato suspendeu o uso do Retexturing e me receitou o Differin… O q vc acha?

    • Laíse Leal says:

      Oi Daniela! Tudo bom? Eu amo o Differin! Ele faz parte da minha rotina de cuidados com a pele há muito tempo! Dependendo de cada tipo de pele ele pode ser incrível ou dar efeitos colaterais. A minha, no caso, é oleosa como a sua e me dou muito bem com ele.
      Seu comentário tem um mês mais ou menos… como está sendo sua experiência com o produto? Suas espinhas melhoraram? Um beijo, Lá!

  • arsenia says:

    Estou usando differin há alguns dias mas estou apresentando alguns efeitos colaterais não referidos na bula tais como: irritação na garganta nos olhos e leve cefaleia, mas, apesar de todo esse incômodo estou gostando do resultado, minha pele está bem melhor. Devo interromper o tratamento?

    • Laíse Leal says:

      Oi Arsenia! Tudo bom? Minha sugestão é que vocie volte, com urgência, no profissional que te indicou o tratamento e conte pra ele sobre estes efeitos colaterais, pois apesar de acontecerem com algumas pessoas, não são normais. Um beijo e melhoras! Lá!

  • catia says:

    olá blz: Então estou com 40 anos, e anda surgindo umas espinhas e outras, principalmente qdo estou para mestruar e por falar nos cravinhos que são bem viziveis. Minha Derm me receitou o Differin 0,3, passo todas as noites e pela manha manha uso sabonte ( puriance) e pela manha uso o protetor solar f30 toque seco. Sera que eu consigo melhorar minha pele? Aguardo resposta…

    • Laíse Leal says:

      Olá Catia! Tudo bom? Espinhas no período pré-menstrual, quando os hormônios estão à todo vapor, é super normal, assim como os cravinhos persistentes. A combinação de produtos que você está usando é ótima, porém, a é importante fazer limpeza de pele com um profissional esteticista de sua confiança para retirada dos cravos. Um beijo! Lá!

  • Sandra Rosa Gonçalves Isquierdo says:

    Olá!!
    OMedico receitou Differin 0;3, pois tenho excesso de pigmentação.
    Antes usava Vitacyde e funcionava, só que apareceram algumas manchas brancas.
    Nestas 2 semanas minha pele ficou mais escura e não houve descamação.
    Estou com problemas na auto-estima e nem gosto mais de olhar-me no espelo.
    O que devo fazer, parar o remédio ou voltar ao Vitacyde.

    • Laíse Leal says:

      Oi Sandra! Tudo bom? O Differin 0,3, por ser mais forte que o 0,1, traz algumas reações chatas como escamação, vermelhidão, etc. Minha sugestão é que você volte a conversar com um profissional, para que ele te receite um produto específico para excesso de pigmentação, o que não é o caso do Differin. Ele poderá te indicar outro cosmético muito mais eficaz e de acordo com seu tipo de pele. Um beijo! Lá!

  • Rafael says:

    Laíse, por favor socorro :(
    Sou homem, 30 anos. Meu dermatologista havia me receitado o differin 0,3 pois tinha a pele um oleosa. Mas minha pele, fora essa pequena oleosidade, era muito boa: Sem espinhas, marcas ou manchas pois eu naturalmente nunca tive barba.

    Comecei o tratamento e tive uma pequena descamação.No retorno ele me mandou dar o espaço de 3 dias entre as aplicações. Ocorre que na continuidade do tratamento, em uma manhã acordei com meu rosto muito avermelhado, como se fosse uma alergia, o rosto “empelotado” exatamente nos locais onde apliquei o differin 0,3.

    Imediatamente suspendi o uso e aguardei 20 dias, mas meu rosto não voltou ao normal.
    Retornei ao dermatologista e ele me prescreveu a pomada ELIDEL, 12 em 12h.
    Só que já tem 20 dias que estou aplicando e meu rosto continua da mesma forma: vermelho no local onde aplicava o differin, cheio de “bolinhas”, todo empelotado, parece pele ruim, de quem teve acne… e fora a oleosidade, eu tinha uma pele excelente de verdade, tanto que aparentava ser muito mais novo do que sou (30 anos).

    Tô meio desesperado, pq ele simplesmente me mandou continuar com o Elidel e disse que só iria sumir lá pelo fim de Setembro, mas poxa… até o fim de setembro serão três meses com o rosto dessa forma, dois do uso do elidel. Eu não estou notando praticamente nenhuma melhora, e pra ser sincero tem dias que parece que está pior.

    Estou procurando um bom profissional pra ter uma segunda opinião, mas nesse meio tempo se pudesse ter a sua opinião seria ótimo. Tá ruim de me olhar no espelho todo dia dessa forma, minha pele tá muito feia mesmo, sempre que encontro alguém a pessoa já nota, até pq por não ter barba sempre tive a pele boa e lisinha.

    Alguma ideia do que fazer pra melhorar isso? Nunca tinha me acontecido qualquer coisa parecida na pele, e como foi no dia seguinte à aplicação do differin 0,3 e a vermelhidão e aspecto ruim da pele está restrito aos locais onde eu passava (dá pra ver certinho na pele), tenho certeza que foi isso.

    Agora lendo que aqui no teu blog que existe o differin 0,1 que é pra peles boas e sensíveis, que claramente era o meu caso, estou ainda mais chateado por terem me prescrito esse differin 0,3 e ter começado esse inferno com a pele do meu rosto.

    To com vergonha de andar por aí, tá feio demais.

    Se puder responder minha mensagem, serei eternamente grato.

    Muito obrigado

  • Ariane says:

    Olá, estou usando differin 0.3 ha duas semanas estou adorando o resultado, mas fazem dois dias que o pescoço começou a escamar é normal? Pois não aplico no pescoço.

    • Laíse Leal says:

      Oi Ariane! Tudo bom? É normal acontecer uma escamação leve, ainda mais com o 0,3 que é mais forte. Não esqueça de lavar muito bem, pela manhã, toda a área em que o produto foi aplicado e passar um bom protetor solar. Beijinhos, Lá!

  • carla says:

    Ola, procurei uma Dermato para obter ajuda porque minha pelo é super oleosa com algumas espinhas e cravos, meu rosto estava gross. A dermato receitou o differim e uma loção feita em manipulação, faz aproximadamente um mês que e stou usando estes cremes e percebo melhorar na aparencia e textura da pele, mas por enguanto ainda aparecem espinhas, a imprecao é que o produto esta tirando elas. Ainda sinto a pele cosando e as vezes fica um pouco vermelha. Lembrei,a dermato também me passou um remédio manipulado que tomo apos o almoco e o protetor solar mimesol 30. Voltarei mela em novembro para dar continuidade ao tratamento

    • Laíse Leal says:

      Oi Carla! Que bom que seu tratamento está funcionando! O Differin é realmente um produto ótimo e confesso não viver mais sem ele! Beijos, Lá.

  • Eldine says:

    Ola

    é normal a palpebra ficar vermelha e inchada?

    • Laíse Leal says:

      Olá Eldine! Tudo bom? Esta reação está entre as incomuns, que ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes. Aconselho que você suspenda o uso por enquanto e procure seu dermatologista de confiança. Ele vai poder te indicar outro tratamento que se adeque melhor para seu tipo de pele. Grande beijo! Lá.

  • Bruna Estevam says:

    Olá! Estou usando o differin 0,3, não tive descamação nem vermelhidão, pois já usei outros ácidos anteriormente (minha pele já deve estar calejada, kkk). Porém, não notei muita diferença com relação às manchas de acne… Nasceram novas e isso me incomoda… Ainda estou no primeiro mês, será que se eu persistir vai combater e erradicar as acnes? :(
    Beijos!

  • Raquel Oliveira says:

    Ola Laise, comecei a fazer o tratamento com Differin 0,1 há duas semanas e a oleosidade da minha pele diminuiu bastante, porem ainda nascem algumas espinhas. Isso é normal? Uso o sabonete dermotivin original 3x ao dia e o protetor solar actine.

  • carol says:

    Olá!
    Comecei a usar essa pomada Differin, mas acho que minha pele nao se deu :/ estou com o rosto todo queimado. E tiver orientação da minha dermatologista. OQUE EU FASO PELO AMOR DE DEUS?

    • Laíse Leal says:

      Oi Carol, tudo bom? Seja muito bem-vinda ao site! Seguinte, no início do tratamento é normal haver descamação e vermelhidão da pele. Agora se a sua pele está muito fragilizada, aconselho que você suspenda o uso por enquanto e procure sua dermatologista. Ela vai poder te indicar outro tratamento que se adeque melhor para seu tipo de pele. Grande beijo! Lá.

  • alessandra oliveira says:

    óla adorei o site nota 10 ,estou estou usando o differin 1 ,a 3 dias,pois tenho espinhas,e pele oleosa…….bjs

  • Eduardo says:

    Estava usando o adapaleno0,1 a uns vinte dias,agora estou usando o differin 0.3 quatro dias.demora pra dar resultado,e tira as manchas causadas pelas acnes?

    • Laíse Leal says:

      Oi Eduardo! Como vai? O tempo de tratamento e os resultados variam de acordo com o organismo de cada pessoa, converse com seu dermatologista. Referente às manchas de acne, este produto é muito sutil no clareamento. Existem outros produtos mais eficazes, como o Pigment Lightening da Neostrata para hipercromia pós acne.
      Grande beijo! Lá.

  • Tásia says:

    Oi laise…ja tem quase 1 mes que comecei a usar o differin pq estava com aquelas inclamacoes internas e pequenas manchas…porém, desde que comecei a usar a minha pele piorou .eu queixo en heu de espinhas daquelas com pontinhos inflamados e a pele oleosa…nao entendi..parei de usar por enquanto.o que faço?? Bjsss

    • Laíse Leal says:

      Oi Tásia! Como vai? A reação normal do Differin é ressecamento, vermelhidão e descamação da pele nas primeiras semanas. Volte no seu dermatologista e converse com ele sobre um tratamento alternativo a este. Grande beijo! Lá.

24/09/2013 09:00
por Laíse Leal
62 Comentários